segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vida Saudável

Minha mãe é toda natureba!rs.. Sempre fui tratada com homeopátia, chás, sucos, vitaminas,etc.
Quando criança eu não era aquelas crianças que viviam com bala, chocolate, bolacha recheada na boca. Muito pelo contrário! Eu comia fruta! E acreditem ou não, eu não gosto de bolacha recheada e amo fruta hoje em dia!
Não assistia chaves, novela, nem nada do tipo. Eu assistia TV Cultura! Glub glub, Castelo Rá-tim-bum e assim por diante! Muita gente fala que eu não tive infância, mas eu não concordo e se tivesse um filho acho que faria da mesma forma que minha mãe me criou!
Enfim, depois dessa introdução que se incumpridou mais do que deveria, mostro que até hoje somos saudáveis aqui em casa! É um tal de farinha de linhança pra cá, quinua pra lá, e assim por diante! Então resolvi colocar as propriedades e benefícios de cada um desses "grãos" que usamos aqui em casa!


Granola: granola consiste de uma mistura de cereaiscastanhas e frutas secas como passas e damascos caramelizadas com mel, sendo a aveia o cereal mais frequente desta composição. No final do século XIX, os nomes Granula, Granola e Ganolietta eram marcas registradas nos Estados Unidos de produtos com milho integral cozido até se tornar crocante.

Quinua: A quinua é um grão que também pode ser encontrada na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um "alimento perfeito".O público-alvo é: os atletas devido ao alto teor de proteína e baixo teor de colesterol; as mulheres em menopausa, já que o grão ameniza os sintomas; e aos celíacos, pessoas com intolerância ao glúten. Por não conter glúten, é ótima para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas (Minha mãe costuma misturar no arroz).

Proteina de Soja Texturizada: A proteína texturizada de soja ou carne de soja é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica. Possuí teor de proteínas superior a 50%, sendo opção aos vegetarianos.

Linhaça: É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Alguns estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Outros benefícios dela são: rejuvenescedor, baixa de peso, auxilia no combate a anemia, auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc..., auxiliar no combate à acne, auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa, auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose, auxiliar no controle Diabete - da glicemia.

Amaranto: O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Pólen (escrevi errado na imagem! =/ ): Tem as três vitaminas antioxidantes, beta caroteno como a pró-vitamina A, a vitamina C e a vitamina E. O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas. O grãozinho surpreende.

Damasco: A sua composição tem uma percentagem relativamente elevada em ferro e cobre, pelo que os damascos fazem parte dos regimes indicados nas anemias de qualquer tipo. A mais interessante de todas as suas características é o seu elevado conteúdo de vitamina A, realmente extraordinário, pois dá 500-3.000 U.l. por cento nos frutos frescos e chega até 7430 nos secos. Os frutos secos cozidos reduzem este número a 2.000 U. I., ao passo que os açucarados e de conserva só têm 1.350. No que diz respeito às outras vitaminas, os damascos contêm a respeitável quantidade de dez gramas de vitamina B1, 160 gramas da B2, 12 mg da C e 33 mg de ácido nicotínico, em cada 100 gramas de damasco seco.

Aveia: A aveia é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo contribui para o funcionamento intestinal. O consumo regular de aveia ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso". O consumo de aveia auxilia na redução do colesterol (quando acompanhado de uma dieta balanceada). É consumida na forma de flocos de aveia, farelo e farinha. Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas de aveia por dia.

Banana Passa: Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças entre elas: depressão, anemia, pressão arterial, úlcera, stress, entre outros.


Espero que tenham gostado e possam acrescentar algumas dessas maravilhas da natureza em suas refeições!!

domingo, 28 de novembro de 2010

Cocada Cremosa

Eu estou numa dieta louca e frenética, como todos sabem! (perdi 2kg!rs). Mas como já disse em outros posts, não deixo de fazer as coisas por causa disso. Ou eu não como, ou eu somente experimento para matar a lombriga aqui dentro. E dessa vez não foi diferente, minha avó pediu para eu fazer uma sobremesa, pois as delas tinham acabado todas. E na hora me lembrei de uma que havia visto e amado no Blog da Cris e resolvi que seria aquela mesmo! Com todos os ingredientes na mão, fui pro fogão e vou dizer: minha prima e minha mãe quase acabam com ela antes de terminar de cozinhar. Disseram que estava muito boa, e imagino que estivesse mesmo, porque a cara e o cheiro estavam maravilhosos!rs... E é muito fácil, dá pra você fazer hoje ainda, pra sobremesa, depois de comer o macarrão de domingo com a família!!rs...

Rendimento: Bastanteee!! Dependendo do tamanho do seu côco, claro!

Ingredientes

1 Coco Grande Fresco Ralado
1 Lata de Leite Condensado
2 Latas de Leite (a mesma do leite condensado)
½ Xícara de Açúcar
2 Colheres de Sopa de Manteiga sem Sal
2 Paus de Canela (não tinha em pau, coloquei um pouco em pó mesmo!)
2 Cravinhos da Índia
1 Pitadinha de Sal

Modo

E foi um lava o coco, esquenta o coco, joga o coco longe, fura o coco, martela o coco.... Fiquei uma meia hora pra conseguir abri-lo! Minha avó falou que era só esquentar no fogo que quebrava, mas nada feito! Então a secretária lá de casa (que por acaso é do norte e entende de coco!rs) pegou da minha mãe, colocou numa sacolinha plástica (contra meus princípios) e jogou no chão. Ouvi um "crac" e não acreditei! O coco todo aberto! E eu fiquei meia hora lá pra conseguir! Enfim.... Tirei a casca, aquela outra que fica por dentro, lavei e ralei bem grosso. Coloquei todos os ingredientes em uma panela grande e levei ao fogo baixo e tampei. A cada 5 minutos eu destampava e mexia um pouco, até cozinhar! Levou cerca de 1h.

sábado, 27 de novembro de 2010

Contra Filé com Molho de Alcaparras e Limão

O dia que fiz a sopa de tomate e pão (receita aqui), o Bruno fez a carne! Ele é louco por aqueles cortes enormes, estilo argentinos, que ficam praticamente crua por dentro! Então pediu um contra filé de 1,5 dedos de espessura e foi ele pro fogão enquanto eu preparava o acompanhamento!rs...E posso dizer, o meu ficou uma delícia!!! Claro que ele deixou mais tempo no fogo, pois eu gosto de carne bem passada!! E pra acompanhar a carne fiz um molhinho de alcaparras e limão super fácil!

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 filés de 1,5 dedos de espessura
Molho Inglês q.b.
Oléo q.b.
Temperos (Bruno usou alho amassado, sal e pimenta do reino)

Molho

2 Colheres de Sopa de Alcaparras em conserva
2 Dentes de Alho
Suco de 1 limão
1/2 Cebola picada
Azeite q.b.
Sal e pimenta do reino q.b.

Modo

Dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo, não dá? Então! Enquanto você esquenta a chapa, começe a fazer o molho que é facílimo e rapidissimo! Frite a cebola e o alho em uma panela com o azeite até ficar macios, sem deixar queimar. Em seguida coloque as alcaparras e o suco do limão e tempere com sal e pimenta. Frite rapidamente por alguns instantes e apague o fogo. Jogue por cima da carne depois de frita. O Bruno gosta de fritá-la com shoyu mas eu prefiro com molho inglês. Ficou muito saborosa!!!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fundo de Alcachofra Recheado

Meu pai louquinho comprou 2kg de fundo de alcachofra!!!!rs...Um cara que ele conhece em Tatuí estava vendendo super barato, ela é importada e o kilo estava 16 reais. Cheguei em Tatuí e ele me falou "Tem 2kg de fundo de alcachofra, pode mandar ver!"...hahahahahaha....meu pai é assim! Adora comer bem e não mede esforços!! E cozinha extremamente bem também!!! E adora novidades!!! Nossa, assim eu percebo que sou muito parecida com ele!!rs.... Não é atoa que sou apaixonada por ele, né?rs....
Enfim.... resolvi fazer uns fundos recheados, bem gostosos!!! Fiz um creme branco e coloquei um pouco de cúrcuma para dar uma cor de um gostinho a mais, e cobri com mussarela de bufala!!! Ficou muito bom!! Servi no jantar com o pão de azeite que eu fiz. (foto horrível)

Rendimento: 10 Porções

Ingredientes

10 Fundos de Alcachofra (podem ser usados os congelados e os em conserva)
10 Fatias de Mussarela de Bufala

Creme de Cúrcuma

1 Cebola Média
1 Colher de chá de Cúrcuma (ralada na hora de preferência)
1 Colher de sopa de Farinha de Trigo
1 Xícara de Leite
Azeite q.b.
Sal, pimenta do reino e orégano q.b.

Modo

Cozinhe em bastante água fervente a alcachofra durante cerca de 7 minutos. Retire da água e reserve. Em seguida coloque a cebola picada em uma panela e frite com azeite. Junte a cúrcuma e mexa até a cebola ficar macia. Polvilhe a farinha durante cerca de 1 minuto e adicione o leite e cozinhe até engrossar, cerca de 2,3 minutos. Tempere com sal e a pimenta do reino. Coloque as alcachofras em uma assadeira regada com um pouco de azeite. Ás vezes elas precisam que se corte um pouquinho do fundo para que elas parem em pé direito. Arrume-as e distribua o creme e coloque as fatias de mussarela por cima e polvilhe orégano. Leve ao forno por cerca de 15, 20 minutos ou até o queijo começar a dourar. Para servir regue um pouco de azeite (sempre extra virgem) e sirva em seguida.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tirinhas de Grapefruit Cristalizadas

Quando vi no mercado aquela "laranjona cor-de-rosa" logo pensei - como deve ser suculenta e gostosa!!! - não tive dúvidas, coloquei no carrinho e parti pra casa. Chegando, fui logo pensando no que poderia fazer com ela, e a primeira coisa que pensei foi - provar! Parti e dei a primeira mordida! Meu rosto quase não voltou mais ao normal! Gente, que coisa amarga é essa!!! Sou amante total das frutas, acho que não tem nenhuma que eu não coma, mas essa tal de grapefruit acabou com a minha graça!! Ela toda cor-de-rosa me parecia tão deliciosa! Que fui surpreendida pela amargura! Retirei toda a polpa, pois a casca já tinha seu destino, tirinhas cristalizadas! O amargo misturado com o doce do açúcar com certeza combinariam! Agora me diz, o que fazer com essa polpa? Fiz uma pequena salada de fruta com banana e bastante mel, digamos que não ficou intragável, mas ainda assim continuo decepcionada com ela! Acho que a "não parte" que ela faz na minha vida será mantida, pelo menos até que eu ache uma solução para sua polpa, porque a casca deu certissimo!!!


Rendimento: ~ 80 tirinhas

Ingredientes

2 Grapefruits
+/- 100g de Açúcar (usei demerara)

Modo

Lave a fruta e corte, eu acho que se cortar em 4 pedaços fica mais fácil. Retire a polpa e reserve. Depois corte os pedaços ao meio e em seguida fatie finamente. Na água fervente, escalde as cascas por cerca de 30 segundos. Retire e coloque na água gelada. Repita três vezes. Depois da terceira deixe de molho em água fria por no mínimo umas 6h. (eu deixei uma noite toda)
Em seguida, seque e coloque-as em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo, mexendo até cristalizar. O ponto de cristalização é fácil de ser descrito. Logo após o açucar derreter e começar a engrossar, ele vai passando de incolor para branco e secando aos poucos. Leva cerca de 15, 20 minutos. Espere
esfriar e coloque em um recipiente fechado. É muito gostoso para servir com café.



Pão de Azeite e Ervas - Meu 1° Pão!

Eu e meus primeiros!!rs... Confesso que ainda existem muitas coisas que serão minhas primeiras, mas vocês acustumam, não é mesmo? Enfim, nada como acordar com um pãozinho quentinho, né? Resolvi que estava faltando um pão pro blog! e eu queria fazer um pão! E quando eu resolvo nada me sai da cabeça! E eu queria um pão que fosse gostoso e fácil, já que eu não tenho prática nenhuma. Procurei pelos blogs que costumo visitar sempre e achei diversas opções, e vi uma que me chamou muito a atenção, do Cozinha é Poesia - gente, adoro azeite e alecrim, mas fiz um pequena mudancinha e adicionei outras ervinhas também (o motivo do nome do meu blog, certo!) - Então só podia ser esse, imprimi a receita e coloquei a mão na massa, LITERALMENTE!! Comprei o fermento que eu não tinha em casa e fui pra horta da minha mãe colher as ervas que eu queria! Não ficou lindão como eu queria, mas ficou bem melhor do que eu imaginava que ficaria, e gostoso segundo todo mundo que comeu!!rs... Vamos lá!

Rendimento: 2 pães médios

Ingredientes

30 g de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
2 ovos
125 ml de azeite de oliva
250 ml de leite
1colher (chá) de folhinhas frescas e picadas de alecrim (eu coloquei bem mais, umas 3 colheres de sopa!!rs...e coloquei alecrim, manjericão e orégano, tudo bem fresquinho)
500 a 700 g de farinha de trigo (eu usei 700g)

Modo

Em um recipiente grande, misture o fermento com 1 colher (sopa) de açúcar, e mexa com uma colher de pau até que ele fique líquido e dissolvido.
Acrescente então o azeite, os ovos ligeiramente batidos, o restante do açúcar, o leite e alecrim (ervas no meu caso) picado.
Junte cerca de 3/4 da farinha de trigo e mexa com a colher de pau.
Com a massa nesse ponto “grudento” passe-a para uma bancada e comece a trabalhá-la, fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre pra cima com a palma da mão e puxe-a pra baixo com a ponta dos dedos.
Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Acrescente então o restante da farinha, trabalhando a massa e raspando a bancada com a ajuda de uma espátula. Nunca deixe a massa muito seca, ela deve ter sempre um aspecto úmido. Sove a massa por uns 15 minutos ou até perceber que ela ficou bem elástica. Divida-a em 2 partes e modele 2 bolas com a massa.
Polvilhe-as com farinha ou unte-as com azeite (usei a farinha), cubra bem e deixe crescer até dobrar o volume (fervia em Tatuí no momento, demorou uns 40 minutos).
Então “abaixe” a massa sobre a bancada polvilhada de farinha ou untada de azeite (usei azeite) pressionando cada bola com a palma da mão para retirar o ar. Modele os pães formando dois cilindros bem compridos, dobre-o e trance as pontas formando duas tranças.
Coloque-os em uma assadeira retangular untada e enfarinhada com farinha ou fubá (usei farinha) um ao lado do outro. Ou se preferir asse cada um em uma fôrma de bolo inglês (fiz uma de trança e outra nessa forma). Pincele-os pães com azeite e salpique folhinhas de alecrim (usei alecrim em um e orégano em outro). Você pode assar assim ou deixá-lo mais dourado pincele-o com um ovo batido ou com uma gema. Cubra novamente e aguarde crescer mais uma vez até que a massa dobrar o volume novamente. Aqueça o forno com uns 10 a 15 minutos de antecedência.
Asse os pães por uns 20 minutos em temperatura alta depois a reduza e deixe até que os pães fiquem dourados (esse pão não doura muito!!). Teste batendo neles com os dedos, deve produzir um som oco. Assim que der para manusear retire os pães das fôrmas ou assadeira e deixe-os sobre uma grade para que esfriem.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sopa de Tomate e Pão

Tem coisa mais chata do que marcar de sair para jantar e não dar certo? Até parece que sua fome acaba!! E foi isso que aconteceu comigo e com o Bruno (chega de chamar de namorado! Apresento-lhes Bruno!rs). Marcamos com um casal de amigos de sair para jantar, mas no fim foi uma falta de comunicação tão grande que acabou em nada!rs... Ai surgiu a idéia de fazer o jantar. Fomos no mercado, Bruno estava com vontade de comer um filézão de carne mal passada e eu com vontade de comer tomate. No fim, um filézão com molho de alcaparras e uma sopinha de tomate com pão! Nossa receita de hoje!

Rendimento: 3 porções

Ingredientes:

5 Tomates Italianos Maduros (pode usar as latas de tomate pelado que funcionam perfeitamente)
3 Dentes de alhos picados
1 Cebola Grande Picada
Azeite Extra-virgem q.b.
3 Fatias de Pão de Forma (deveria ser usado o filãozinho amanhecido)
Sal q.b.
Pimenta do Reino q.b.
Manjericão q.b.

Modo

Primeiro de tudo se você usará os tomates in natura, deve-se retirar sua casca. Para isso faça um X na parte inferior do tomate e cozinhe em água fervente por cerca de 5 a 10 minutos. (Dependendo da maturidade do tomate). Em seguida, retire a casca. Você verá que ela sairá facilmente com essa técnica. Reserve. Em uma panela, coloque o alho e a cebola para fritar com azeite. Cuidado para não queimar o alho. Adicione os tomates e vá amassando ligeiramente até que se forme uma pasta deles. Em seguida tempere com pimenta do reino e sal e deixe apurar por alguns minutos. Cerca de 7,8 minutos está bom. Depois adicione o manjericão lavado e as fatias de pão picotadas com a própria mão. Sirva quente ou fria.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mantecal com Mirtilos

Comprei algumas coisinhas no mercado, entre elas mirtilos para trazer para Tatuí (a cidade onde não se acha nada!rs), E na sexta minha vó pediu para eu fazer uns mantecais no caso de aparecer alguma visita! Enquanto eu enrolava, achatava com o dedo e colocava na forma a massa do mantecal (receira aqui) eu pensei - cabe um mirtilo nesse espacinho do meu dedo!! - imagina o que deu né? Fiz metade com mirtilos e metade sem! E não é que ficou uma delícia?? Enquanto estavam no forno eles estouraram e derramaram uma caldinha lindona pelos mantecais!! Vale bem a pena viu!!! Pra começar pelos benefícios que eles causam a saúde!! E olha que são muitos! Só pesquisando pra eu descobrir tudo isso!!!

  • Protecção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protector do coração.
  • Fruta visionária – Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.
  • Promovem a saúde do tracto urinário – Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.
  • Um cérebro mais funcional – Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.
  • Uma eliminação mais saudável – Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo. (tirei daqui)
Bon apéttit!

domingo, 21 de novembro de 2010

Comida Japonesa - O desabafo!

"Do mar só surfista" - já dizia minha amiga Satya!! Não sei se todo mundo sabe, mas estou começando a comer peixe agora! Sempre tive o nariz torto, e confesso que ainda não é um prato que me apetece! Como simplesmente pela saúde! Porque eu acho que ele tem um gosto muito forte de mar! E de lá é a única coisa que eu como!! Porém tem que ser frito, cozido, assado e com bastante tempero!! Já o namorado é maluco por comida japonesa!! Pode isso?? E ele vive me cobrando para irmos num restaurante japones!! Eu já tentei duas vezes, e não a meio de fazer descer!! Aquele sashimizinho de salmão cresce e parece que estou com o salmão inteiro dentro da boca!! (com pele, espinho e tudo mais!) Esses dias fomos no show de Stand Up do Marco Luque do CQC e ele pergunta "Quem gosta de comida japonesa logo de cara? Ninguém", então tive um pouco de esperanças que essa minha repúdia pelos seres do mar vai passar!! Mas esses dias eis que surge a idéia de irmos lá, que não veio de mim CLARO, e sim de outro amigo, namorado da Satya (a da frase do início!) e partimos para o martírio da minha noite de domingo! Se não fosse meu regime eu não teria aceitado! Mas lá fomos nós!rs...
Chegando, e Juninho (o da idéia) vira e me fala - "A única coisa que eu não gosto aqui é o saquê" -  e eu já retruco - "Pois essa é a única coisa que eu gosto aqui" - e sim, já começamos a rir!
Abrimos o cardápio, eu fui e voltei umas 15x até virar para a Satya e falar - "Vamo de batata frita??" - e ela topou na hora, já que daquele mar não sairiam surfistas!! No fim os meninos pediram um barquinho e eu belisquei uns 3 sashimis de atum com rodelinhas de limão!! E a Satya uns sashimizinhus de salmão! O resto foi devorado pelos dois!!!E nossa batata também acabou!! Mas eu continuo com a sensação que dificilmente vou começar a gostar dessas coisinhas cruas!! O desabafo de uma pessoa que não gosta de comida japonesa!! A seguir, as fotos:

A saladinha de entrada eu adoro!!! Cenoura e pepino!!! =)

Batata Frita com Hashi!!

A barquinha dos meninos!! (e nossa batatinha atrás)

As heroínas e os fanfarrões!rs

sábado, 20 de novembro de 2010

Virado a Paulista!

Que paulista não gosta de um virado da terrinha? Eu gosto sim senhor! E pra despedida da minha avó, que voltou pra sua casa depois de uns dias na nossa, foi feita sua vontade: Um virado a paulista digno! Quem fez foi minha mãe, e acredite, ficou muitooooo bom tudo!!!


Arroz: Ela fez na panela de arroz, então é só colocar os temperos e a quantidade certa e ligar no "fritar"...ela faz tudo sozinha!! (mas eu prefiro o de panela, confesso)

Tutu: Tempere o feijão normalmente, mas não deixe ele secar muito! Ai acrescente farinha quanto você achar necessário e coloque em uma forma. Frite cebola picada em cubinhos com curry e coloque por cima do tutu. Em seguida polvilhe cebolinha picada.

Bistequinha de porco: Tempere e frite normalmente! (temperei com tempero pronto mesmo!)

Torresmo: Compre ele já picado e tempere somente com sal. Minha mãe fritou em uma panela de ferro (sem gordura e demorou mais de 40 minutos pra ficar pronto, além de ter pulado muito), mas minha sogra ensinou um jeito que parece ser mais fácil que é: tempere com sal normalmente, ai você coloca na panela de pressão com bastante óleo (ainda frio) e ligue o fogo. Ela falou que fica sequinho e não pula tanto. Vou fazer para experimentar. Se alguém tiver alguma dica!

Couve: Ela tem que estar bem picadinha! Você coloca alho picado em uma frigideira com azeite e frita, antes de começar a dourar você adiciona a couve lavada (mas seca) e tampa para ela "cozinhar" um pouco. Quando ela murchar é só desligar o fogo e servir!

Banana: Não fizemos a milanesa pois não deu tempo, então colocamos ela in natura mesmo! Fica bom também!!

Ovo: Frite o ovo com um pouco de óleo e sirva emcima da bistequinha!

Eu acho que não tem muito segredo, tem? Só é preciso amor e tempo!! Foi muito rápida a explicação? Se tiverem alguma dúvida me escrevam!!!Espero que gostem!! Eu amei!! =)


Bon apéttit!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Spaghetti ao Pesto







Um domingo em que está somente você e seu irmão para almoçar, o que você faz?
Massa! Afinal domingo é dia de massa!!
Minha mãe tinha acabado de preparar um pesto, então foi só cozinhar o spaghetti conforme estava na embalagem e servir com o molho e bastante parmesão!!
A receita que já dei outra vez, tá aqui!!!

Bom final de semana a todos! =)

Batata Gratinada

Essa é uma receita que minha mãe faz direto!! E todo mundo é apaixonado lá em casa. Também, quem não gosta de batata né? Muito difícil!rs....
Enfim, ontem a noite minha avó me perguntou - Aninha (ela me chama assim, apesar de inha ser só o nome mesmo), o que vamos almoçar amanhã? - ai eu pensei um pouco e lembrei que tava com vontade de fazer essa batata já havia algum tempo, então não titubiei e respondi - Vó, tem batata e creme de leite? - e ela disse que sim, então eu disse que o almoço ficava por minha conta. Não liguei pra minha mãe, tirei tudo da minha cabeça "como deveria ser"...e fui a luta...rs...
Ela não é nem um pouco light! confesso! Mas é só comer metade da quantidade que você comeria normalmente e juntar uma saladinha que no problems!

Rendimento: ~7 porções

Ingredientes

3 Batatas Grandes
1 Xícara de Leite
1 Lata de Creme de Leite
1 Colher de Sopa de Farinha de Trigo
150g de Queijo Mussarela Ralado (eu usei o meia cura)
3 Colheres de Sopa de Manteiga
Sal q.b.
Orégano q.b. (eu dispensei, minha avó não gosta)
Noz Moscada q.b.
Parmesão Ralado q.b.

Modo

Descasque as batatas e corte em rodelas médias e cozinhe em água com sal até que fiquem macias (não pode ser muito mole senão elas desfazem). Em seguida dissolva a farinha de trigo em um pouco de leite e depois adicione a uma tigela juntamente com o resto do leite, o creme de leite, a noz moscada e um pouco de sal. Derreta a manteiga e adicione o orégano (pulei essa parte!rs). Quando retirar as batatas do forno, disponha em um refratário um camada, em seguida passe um pouco da manteiga e polvilhe o queijo ralado. Faça camadas até acabar as batatas e por cima coloque parmesão ralado e mais um pouco de noz moscada e leve ao forno (200°C) por meia hora para gratinar. Ela pode ser servida como acompanhamento, mistura ou prato único!


Bon apéttit!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Suco de Acerola

 
O pé de acerola da casa da minha mãe está todinho florido! Todos os dias pegamos muita acerola nele! Essa época é muito boa, temos suco natural e fresquinho todos os dias por lá! E pra quem não sabe a acerola é melhor até mesmo que a laranja no quesito vitamina C, já que a última é tão famosa por isso. Basta 1 acerolinha para ter a quantidade diária da vitamina preenchida! Além da vitamina C, a acerola apresentação boas quantidades de: cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3. E esse suco também é extremamente saboroso né? Quando misturado ao de laranja então!!rs...
É simples, basta bater a acerola lavadinha no liquidificador juntamente com água e açúcar (em casa cada um adoça no seu copo, pouco açúcar, muito, adoçando, sem nada...), coar e colocar na geladeira para refrescar!! Delicia, né?


Bon apéttit!

Escondidinho de Carne Seca

Sabe aquelas receitas delíciosas e super fáceis de fazer??Essa é assim também!!! Olhando pela primeira vez você pensa que é um monstro, e depois descobre que é uma formiguinha super crocante!!!(brincadeirinha!!!nada de formigas!!) E uma vez me deu a louca que gostaria de experimentar isso, não queria uma receita, queria a MINHA receita!! Pensei como faria tudo e fui até o fogão!! E não é que todo mundo adorou? Todo mundo vive me pedindo para fazer!! E eu adoro quando o pessoal gosta do que eu faço...como minha avó diz - nada melhor do que a comida acabar pro cozinheiro ficar de barriga cheia de tanta felicidade - e é toda verdade!!! =)

Rendimento: + de 10 porções

Ingredientes

2 Pacotes de Carne Seca
1Kg de Mandioca Descascada
4 Dentes de Alho Picados
2 Cebolas Médias Picadas
1L de Leite
1 Caixinha de Creme de Leite
1 Caixa de Catupiry (as redondas, se não me engano tem quase 500g)
1 Latinha de Tomate Pelado
Molho Inglês q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Temperos q.b. (usei noz moscada, pimenta do reino branca, semente de mostarda)
Salsinha e Cebolinha q.b.
Queijo Meia Cura q.b.

Modo

Coloquei a carne na noite anterior de molho na água e deixei durante a noite, troquei a água umas três vezes. De manhã cozinhei a carne durante cerca de 1h e reservei para esfriar. Enquanto cozinhava a carne, cozinhei também a mandioca e para começar a fazer o purê bati cozida no liquidificador com leite. Coloquei uma cebola e dois alhos já picados em uma frigideira grande com um pouco de azeite e fritei, adicionei o purê batido e temperei com sal, noz moscada, pimenta do reino branca e semente de mostarda, Deixei apurar bem, depois desliguei e adicionei a caixinha de creme de leite e um punhado generoso de salsinha e cebolinha. Enquanto isso desfiei a carne. Coloquei a outra cebola e os outros dois alhos em outra frigideira e refoguei a carne desfiada com os tomates pelados picados grosseiramente. Temperei apenas com noz moscada e pimenta do reino branca. Depois de tudo pronto é hora da montagem. Fiz ela na panela elétrica pois minha mãe estava temporariamente sem forno (mas não gostei, enxeu de água..¬¬). Por baixo coloquei toda a carne seca, depois outra camada com o catupiry (se você bater ele com um garfo ele fica cremoso e mais fácil de espalhar) e por cima todo o purê, reguei com azeite e espalhei queijo meia cura ralado e mais salsinha e cebolinha por cima! Aqueci até o queijo derreter e servi sem acompanhamento!rs... COMIDA TÍPICAMENTE BRASILEIRA!!




Bon Apéttit!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Morangos com Limão e Hortelã

No livro "A Itália de Jamie Oliver" é chamado de Fragole con Limone e Menta e minha mãe aprendeu essa receita quando foi a itália e diz que ela é muita famosa por lá!! Eu acredito que seja por ser fácil e muito deliciosa!! Pena que a época de morangos está no fim!! Encontrei por R$2,00 e aproveitei para comprar para fazer essa delícia!!

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

1 Caixinha de Morangos (melhor se forem silvestres)
3 Colheres de Sobremesa de Açúcar (usei demerara)
Um punhado de hortelã
1 Limão Siciliano (usei o taiti)

Modo


Lave os morangos e corte-os em quatro. Coloque o açúcar, pique a hortelã, exprema o limão e coloque um pouco das raspas dele e mexa. Leve a geladeira por no mínimo 1h para pegar o sabor. Sirva em uma taça congelada. É MARAVILHOSO!

Bon Apéttit!

Presente de Aniversário II

 
Mais presentinhos!!! =) Bom.... ganhei do namorado um avental maravilhoso!!! Da Imaginarium....uma das minhas marcas preferidas!! Adoro tudo que tem lá, imagina!rs....Tá escrito assim nele (como podem ver na foto) "De cozinheiro e de louco todo mundo tem um pouco"...porque será que é a minha cara, hein? Eu sei que adorei, só não durmi com ele porque não combinava com meu pijama!!hehehe...
E o segundo ganhei da minha mãe! Outra coisa que eu sou apaixonada é o Jamie Oliver! Foi o primeiro programa de culinária que assisti e pensei "nossa, isso é muito fácil" e fiz! Vocês já devem ter visto, um que ele faz porpetones de carne com molho de tomate com muito manjericão e queijo e coloca no forno, serve com macarrão para uns amigos carteiros e tals....enfim....Finalmente ganhei meu livro tão esperado "A Itália de Jamie"...ele é lindo e já fiz uma receitinha (que eu já conhecia) e vou postar também!!!rs.... Por enquanto são esses os presentes!!!rs.... Agora estou atrás do presente da minha amiga secreta!!rs....

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Salmão ao Molho de Manteiga e Limão

Antes de mais nada: FELIZ ANIVERSÁRIOOOOO MÃE!!!! TE AMO MUITO E VOCÊ É A PESSOA QUE SEMPRE ME APOIA MESMO EU SENDO UMA LOUCA E MUDANDO DE IDÉIA A CADA 5 MINUTOS!!! Hoje é aniversário da minha mãezinha querida linda do meu coração e fiz um bolo pra ela ontem (que ela pediu milhões de vezes e quase me obrigou, mas que fiz por livre e espontânea vontade e com muito carinho, por isso ficou bonito e gostoso!!!), mas esqueci a receita em Tatuí, então postarei para vocês quando consegui-lá!rs....
Agora vamos lá! Vocês já sabem do meu regiminho, então nada mais justo do que uma receita light, não é? Essa foi feita na casa do namorado para nós e ficou uma delíciaaaaa!!!

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

460g de Salmão
3 Limões
3 Colheres de Manteiga
2 Dentes de Alho
Sal e Pimenta do Reino q.b.
Azeite Extra Virgem q.b.

Modo

Temperei o salmão com o suco de 2 limões, sal e pimenta do reino e deixei marinando por ~15 minutos. Em seguida coloquei em uma assadeira com a pele para baixo, um pouco da marinada e um fio de azeite e coloquei no forno por 30 minutos em fogo baixo. Enquanto isso piquei o alho e fritei com um pouco de azeite, adicionei a manteiga e o suco de um limão e mexi até quase ferver. Quando tirei o peixe do forno despejei o molho por cima e servi com spaghetti alho e óleo. Ficou bom!!!! =)




Bon apéttit!

domingo, 14 de novembro de 2010

Strogonoff de Carne

Hmmm...essa semana em Tatuí rendeu! Tive vários momentos cozinha! E depois de muito tempo pedindo um dia para poder fazer strogonoff, finalmente consegui. Pra quem não sabe essa é juntamente com parmeggiana minha comida preferida. Aqui em casa fazemos um pouco diferente do normal, um ingrediente só se muda, mas o sabor no final é completamente diferente. Vamos a receita...


Rendimento: 7 porções

Ingredientes

1,2kg de Filé Mignon picado para Strogonoff
1 Tomate em cubos
1 Cebola grande em cubos
Molho Inglês q.b.
2 Colheres de sopa de Katchup 
2 Colheres de sopa de Mostarda
Pimenta Árabe q.b.
Sal q.b.
Cogumelo Funghi Secchi q.b.
1 Xícara de Leite
2 Caixinhas de Creme de Leite
1 Dose de Conhaque
Azeite Extra Virgem q.b.

Modo

Coloque a carne em uma grande frigideira, temperar com sal e pimenta árabe (se não tiver pode ser a do reino mesmo, ou a de sua escolha) e deixe ela fritar. Enquanto isso coloque em uma leiteira os cogumelos e o leite e deixe no fogo alto até levantar fervura, nesse momento apague o fogo, antes que você cause uma sujeira no fogão e deixe os cogumelos hidratando. A carne vai soltar bastante água e depois começar a secar. Em seguida, coloque a cebola e o tomate picados e frite junto até começar a secar bem a água solta pelos três. Adicione o conhaque e flambe, ou com um palito de fósforo aceso jogado dentro da panela ou do jeito que você quiser. Após o álcool evaporar, adicione um pouco de molho inglês, azeite, o ketchup e a mostarda. Coloque os cogumelos juntamente com o leite e misture bem. Ai é só adicionar as duas caixinhas de creme de leite e servir com um arroz bem soltinho e batata palha. Espero que tenham gostado!! Fica uma delícia colocar o funghi ao invés do tradicional, dá um sabor todo especial.


Bon apéttit!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Presente de Aniversário I



Bom, estou recebendo os presentes de aniversário aos poucos, então pra não demorar pra contar para vocês mostrarei aos poucos também!!

Meu primeiro presente foi um almoço que ganhei de dois amigos perfeitos em Sorocaba! Foi minha primeira parada do dia 05 de novembro! Foram me buscar na rodoviária, cantaram parabéns dentro do carro e até então iríamos comer um Mc Donald's básico! Porém eis que muda-se todo o trajeto. Fomos ao Columbia Burgers, uma lanchonete muito deliciosa que fica no Campolim (As meninas de Sorocaba devem conhecê-lo). Ele estava simplesmente lotado, mas é porque tudo que é servido lá é muito bom! No fim acabamos pedindo um parmeggiana cada um, mas deveríamos ter pedido um para os três! É muita comida que vem, além de ser uma delícia!(Pena que não tirei foto). Depois passamos a tarde na casa de um deles, assistimos a um filme (Querido John) que é muito lindinho e conversamos e rimos muito!! Ai chega o namorado para alegrar o meu dia e trazer metade dos presentes (os outros ainda não chegaram!rs)... ganhei essa caricatura linda que vocês estão vendo ai do lado (que logo estará no blog!), não fiquei linda de Toque? O outro presente vou contar depois, porque ainda falta foto dele!rs...

Foi uma delícia!!! Só posso dizer isso!! Agradeço muito a vocês que fizeram do meu aniversário uma delícia e estão todo ano comigo!!!
Ahh! Depois vou colocar a receita de uma das minhas comidas preferidas que fiz hoje! Fiquem espertos!