sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

É natal! E espero que todos vocês, meus companheiros diários de estripulias gastronomicas, possam ter um natal maravilhoso, cheio de paz, harmonia, felicidade e carinho e muita comida boa!! =)

Hoje só coloco um texto para reflexão, espero que apreciem!!


COMO VAI A SUA MENTE?


Deve estar confusa! Afinal de contas, a casa está cheia. As poltronas estão todas ocupadas, não há espaços vagos. Os moradores são todos diferentes e, por isso mesmo, falam todos ao mesmo tempo, cada um o seu assunto, à sua maneira.
Deve estar confusa, sem direção! Sem objetividade o desgaste energético é imenso, uma vez que não se define a direção. A casa está cheia, não há espaços vazios. Todos se sentem na plenitude, na plenitude de casa cheia... de conflitos. É a ansiedade que fala. A razão dá lugar à euforia e esta, à loucura.
Mas em janeiro foi diferente e, pelo menos, até maio foi novamente diferente. Por que não dizer que a cada mês foi diferente? Afinal de contas, os convidados foram diferentes, conforme a circunstância de cada mês. Mas agora é dezembro e, com certeza, tudo vai se modificar. A confusão vai acabar. Claro, agora neste mês todos os moradores falam a mesma língua, têm um único objetivo. É mês de Amor,
de Bondade e de festa!
Todos vão comprar, comprar, comprar. Todos desejam receber o presente, troco de suas compras. Sem dúvida, o presente esperado é a Paz interior, que têm aqueles que dão. Todos vão aproveitar a oportunidade das circunstâncias que este mês oferece.
Mas, janeiro está próximo! Fevereiro, também! E o homem comum voltará a viver dependente, dependente das circunstâncias de cada mês, novamente. Afinal, são tantos moradores na casa...
e cada um tem preferência por uma parte do Todo; e cada um tem de satisfazer seus anseios...
Ainda bem que o ano tem muitos meses, e a Vida, muitos anos!
Quem sabe, um dia, em um mês, de um ano, em uma hora, e daquele minuto em diante, todos os moradores da casa passem a ter o mesmo objetivo e conversem sempre na mesma direção
e, então, façam, dali por diante, um eterno mês de Natal.

(Dr. Celso Charuri - dezembro de 1981)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Véspera de Natal - Confraternização

Chegou o grande dia!! Aquele no qual esperamos até a meia noite para abraçar a família, os amigos, e até mesmo desconhecidos, pelo simples espirito de natal! Eu gostaria muito que fosse assim todos os dias do ano, e que pudessemos fazer desse mundo um bem melhor, e eu ainda acredito no ser humano, por isso continuo lutando por esse mundo melhor!
Falando em final do ano, fala-se em confraternizações. E a dos funcionários dos meus pais aconteceu e quem ficou na cozinha fui eu e minha mãe!! Servimos uma bela de uma macarronada (massa fresquinha), com três opções de molho (bolonhesa, branco com gorgonzola e pesto) e muitas sobremesas!!! Primeiro colocarei as fotos, depois com calma coloco as receitas dos molhos, ok? Apreciem que beleza!!

E espero que vocês tenham uma noite maravilhosa, regada com muita comida boa e boas energias também!!!


Já tava acabando, quase não dá tempo deu tirar a foto!!!

Molho a Bolonhesa, bem cheio de manjericão!!

Molho Branco, feito por mim, e com um pedaço generoso de gorgonzola para dar um gosto especial!!!

Pesto!!! Não sobrou nem o cheiro pra contar a história!!!

Primeiro prato!rs

Prato do Bruno!

Detalhes da decoração!!

Eu que fiz o catavento de guardanapos!!!rs..

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tartellete de Chocolate Branco com Damascos e Pistaches - Da Stef!

Eu falei que tinha amado essas tartelletes, mas acho que ela não imaginou que eu faria tão rápido!!! A Stef do "Com uma pitada de açúcar..." as fez e eu simplesmente apaixonei!!! E olha, ficaram maravilhosas!! Superaram as expectativas completamente!!! Fiz para a confraternização dos funcionários da escola de natação da minha mãe!! E foi um verdadeiro sucesso!! Claro que não ficaram lindas e maravilhosas como da Stef, mas acho que ficaram uma graça!!!rs.... E adivinha Stef, me dei super bem com o chocolate branco graças as suas dicas!!Obrigada pela receita divina!! =)

PS. Vou dar ctrl + c | ctrl + v porque segui exatamente o que ela disse!! Imprimi e fui com ela pra cozinha!!!

Rendimento: 10 Tortinhas


Ingredientes
Para a Massa


1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar cristal
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de limão (sou chique, usei siciliano)
100g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos
2 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Farinha de trigo para polvilhar a bancada ao abrir a massa


Para o Recheio


200g de chocolate branco picado
1/2 xícara de creme de leite fresco
5 damascos secos e doces, cortados em cubinhos miúdos
1/2 xícara de pistache grosseiramente moído


Modo


Prepare a massa. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos da massa. Acrescente a manteiga gelada e esfarele com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e trabalhe-a até obter uma massa macia e que não grude nas mãos. Embrulhe em filme plástico e leve ao refrigerador por aproximadamente 1 hora. Após o período de descanso, polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Corte 10 discos de aproximadamente 15cm e forre o fundo e as laterais de 10 forminhas de tartellete de cerca de 8cm de diâmetro. Coloque as forminhas em uma assadeira e fure o fundo com a ajuda de um guarfo. Leve a geladeira por aproximadamente 15 minutos. Enquanto as tartelletes estão descansando na geladeira, pré aqueça o forno a 180 graus. Quando passar o tempo de descanso, leve as tartelletes ao forno pré aquecido e deixe assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas e crocantes. Retire do forno e deixe esfriar.
Prepare o recheio. Coloque o chocolate em uma tigela de vidro e reserve. Aqueça o creme de leite fresco em uma panela e quando levantar fervura, despeje sobre o chocolate. Misture, sempre do centro para fora, até que o chocolate derreta por completo e você obtenha um creme liso e homogêneo. Acrescente o damasco picadinho e deixe amornar. Coloque duas colheradas de creme em cada tartellete e por cima espalhe o pistache picadinho. (Eu deixei na geladera por causa do calor, e ficaram super refrescantes)


Dicas da Stef: A massa pode ser feita com até 2 dias de antecedência. Prepare como o descrito acima e guarde em um pote fechado por até 2 dias, ou congele por até 1 mês.
O recheio também pode ser feito com antecedência, dessa forma quando estiver pronto, cubra a tigela com filme plástico e guarde na geladeira por até 3 dias.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Decoração de Natal

Bom, são 3 dias até o natal, certo? E eu ainda não havia colocado a decoração aqui de casa, que havia prometido para vocês!! Nós enfeitamos a casa toda!! E ficou tudo super lindo como sempre!!!rs... Observem!!








segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Salada de Macarrão

Faltam 4 dias para o natal!!! Que delícia!!! Bom, tive um final de semana bem conturbado e pouco feliz, confesso!!Mas como tudo na vida passa, cá estou eu aqui novamente dando a luz da graça para vocês!!hahahaha... Num calor desse no interior de São Paulo, tem algo mais agradável do que uma comida leve, saudável e refrescante? Claro que não!!! E como aqui em casa temos dia marcado para comer macarrão, a idéia de uma saladinha com a massa não é nem um pouco ruim!!

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes

1 Pacote Fusilli de 500g (usei o tricolore que é com vegetais)
200g de Peito de Peru cortado em cubos
150g de Cenoura ralada
1 Cebola grande cortada em cubos
200g de Mussarela de Bufala cortada em cubos
1 Tomate grande cortado em cubos (a gente sempre coloca, mas o tomate estava em falta aqui em casa nesse dia, mas coloquem que faz a diferença!)
Queijo Parmesão Ralado q.b.
Maionese q.b. (ou podem substituir por requeijão cremoso, creme de ricota, o que quiserem)
Salsinha, Manjericão e Orégano q.b.
Azeite Extravirgem q.b.

Modo

Cozinhe o macarrão conforme a embalagem, que varia de 5 a 7 minutos. Em seguida escorra, coloque em uma travessa grande e regue com um pouco de azeite extra virgem e reserve. Misture todos os outros ingredientes (exceto o queijo ralado), deixando por último a maionese. Misture o quanto achar necessário para que não fique muito seco. Espere esfriar e sirva em temperatura ambiente, ou coloque no refrigerador e sirva levemente gelado.



sábado, 18 de dezembro de 2010

Cupcake de Chocolate e Blueberries

Helloww pessoas queridas!!! Sábadão! Faltam exatos 7 dias para o natal, como estão todos vocês?? Olha eu super ansiosa, adoro o natal! Falei que deixaria posts programados mas nem isso eu consegui fazer, acreditam? É um tal de comprar isso, comprar aquilo, ô mania consumista viu! Bom, e para deixar o dia um pouco mais alegre, nada melhor do que um bolinho né? Ainda mais se ele for pequenininho e com uma cobertura maravilhosa!!!rs.... O que dizer de um cupcake de chocolate com mirtilos?? DIVINO!!! Foi super aceito aqui em casa!! A receita, bom, lá vai:

Rendimento: 12 cupcakes

Ingredientes


115g de Manteiga Amolecida (sem sal)
110g de Açúcar
2 Ovos Pequenos
250g de Farinha de Trigo
1 Colher (chá) Bicarbonato
1/2 Colher (chá) Fermento em Pó
1 Xícara de Iogurte Natural
100g de Cacau em Pó

1 1/2 de Mirtilos

Buttercream


2 1/2 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneirado)
1 ou 2 colheres de leite
1 colher de chá de essência de baunilha



Modo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Numa tigela bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos um a um e bata. Peneire os ingredientes secos, e acrescente à mistura, alternando com o iogurte. Despeje a misture em forminhas untadas e asse por 35 a 40 minutos ou até o teste do palito sair limpo. Todo mundo fala para colocar pela metade da forma para não escorrer e tals, mas eu sempre coloco 3/4 da forma e dá certo! Enquanto a massa está no forno, você pode aproveitar para fazer a cobertura. Depois que eles sairem do forno é só colocar a cobertura por cima e os confeitos.

Buttercream

Bata na batedeira a manteiga , por cerca de 2 minutos, até que ela fique cremosa e macia. Acrescente o açúcar de confeiteiro, o leite e a essência batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Se quiser adicionar mais açúcar vai deixar a mistura mais consistente. Se estiver muito calor, deixe a mistura um pouco na geladeira antes de usar.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pastel Folhado Recheado

Ai eu estou tão desleixada com esse blog... Que raiva de mim mesmo! E não é por mal, é porque eu estou com tantos preparativos para natal que não fico em casa um minuto pra conseguir dar uma receitinha para vocês! Mas vamos lá, vou tentar deixar algumas receitas programadas para o fim de semana pra não abandonar vocês, ok? Esse lanchinho eu fiz semana passada em Tatuí, e olha, ficou bom viu!!

Rendimento: 10 porções

Ingredientes

1 Pacote de Massa Folhada Pronta (comprei da massaleve e gostei!!vem 10 folhas)
10 Fatias de Peito de Peru
5 Fatias de Mussarela de Bufala
1 Cebola Média cortada em pequenos cubos
Catupiry q.b.
Orégano q.b.
1 Gema
Água q.b.

Modo

Abra a massa e recheie. Coloquei em uma metade uma fatia de peito de peru dobrada, com meia fatia de mussarela, uma colher de chá de catupiry, um punhadinho de cebola e orégano, dobrei e fechei com um garfo. Não esqueçam de passar água no garfo pra fechar, senão ela pode abrir, ok? Depois pincele um pouco de gema por cima, coloque numa assadeira e leve ao forno médio por 20 minutos ou até dourar, como diz na embalagem. O mesmo processo para todos! =)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pão com Mortadela

Ufa! Ufa! Ufa! O presente da minha amiga secreta chegou! Ainda bem que ela não foi como eu e logo avisou-me!! Sobre isso vou falar amanhã quando ela fizer o post, ai linko para vocês verem!!rs...
Duas receitas fáceis para um dia chuvoso!!rs... São Paulo está debaixo de chuva, como lhe é peculiar! E aqui em casa estamos sem água desde cedo, a da caixa já está acabando!! Prefeitura, socorro!!
Gente, estou feliz! Talvez tenha algumas novidades para vocês em breve, se tudo der certo, claro! Torçam por mim!...
E quem não gosta de um pão com mortadela e uma tubaina bem gelada nesse calor? Nossa eu fico louca com isso!! Salve-se o regime que puder, claro!!

Rendimento: 1 porção

Ingredientes

1 Filãozinho
3 Fatias de Mortadela (a Ceratti não tem igual)
1 Fatia Grossa de Mussarela de Bufala
Azeite q.b.
Manteiga com Sal q.b.

Modo

Frite as fatias de mortadela com um fio de azeite, dos dois lados e inclua em seguida a fatia de mussarela, dobre para que ela fique bem ao meio, tampe e apague o fogo. Passe a manteiga no pão e ainda quente coloque a mortadela dobrada e feche-o! Sirva com uma tubaina gelada!



Mousse de Maracujá

Enfim em São Paulo, de volta a rotina antiga e com meu computador no colo como sempre! Aqui não fico tão feliz mas pelo menos posso postar mais, o que me deixa muito feliz!! Estava vendo todos vocês me abandonando já pela minha ausência!! Falando em SP, gente, que trânsito é esse? Demoramos 2h em um percurso que normalmente demoramos 1h!! 300km de congestionamento é demais!!! Bom, hoje apesar do trânsito foi dia de resolver muitas coisas, inclusive presentes de natal, e já adianto, teremos o primeiro presente aqui no blog!! Sorteiozinho para minhas leitoras!! Espero que seja de natal, mas se não chegar a tempo, logo depois vai acontecer!!

Vou recomeçar com uma receita fácil porém deliciosa!! Vocês sabem que eu amo maracujá, então nem preciso dizer que essa receita me faz ficar com água na boca, né? E olha que ela é extremamente fácil, dá pra fazer em menos de 5 minutos!



Rendimento: ~ 10 porções

Ingredientes

1 Lata de Leite Condensado
1 Lata de Creme de Leite
2 Maracujás Azedos

Modo

Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo e em seguida coloque em uma tigela e coloque na geladeira por no mínimo 1h. Você também pode colocar em porções individuais, o que faz o tempo de geladeira diminuir. Sirva gelado!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Medalhão de Filé Mignon ao Molho de Mostarda

Boa segunda-feira a todos!!! Dei uma sumida de novo!! Continuo em Tatuí, e no fim de semana a coisa é mais complicada ainda por aqui!!rs... Mas tudo bem! Pelo menos deu tempo deu ficar bastante tempo na cozinha, fiz bastante coisa!! Aproveitei pra namorar e passear também!! Bom, a noite mexicana de sexta-feira no fim não saiu, e foi adiada um pouco. 
Fiz esse medalhão e gostei muito do resultado! O molho confesso que não foi o esperado, pra mim ficou faltando alguma coisa que eu não consegui descobrir o que era!! Mas ficou bom!!

Rendimento: ~ 6 porções

Ingredientes

10 Medalhões de Filé Mignon
Sal, Pimenta do Reino e Alecrim fresco q.b.

Molho

2 Cebolas cortada em rodelas finalmente
3 Copos de Leite
2 Colheres de Sopa de Farinha de Trigo
3 Colheres de Sopa de Mostarda (Usei duas da Dijon e uma da Comum)
1 Colher de Sopa de Mostarda em Grãos
1 Lata de Creme de Leite
Sal, Azeite e Ervas q.b. (Usei Noz Moscada e Pimenta do Reino)

Modo

Antes de mais nada tempere os filéts com o sal, pimenta e alecrim fresco e reserve. Frite a cebola no azeite até que ela amoleça e começe a ficar dourada. Junte a farinha de trigo e mexa bastante. Em seguida adicione o leite, o sal e a noz moscada com a pimenta do reino. Deixe cozinhar até engrossar bem. Em seguida adicione as mostardas e o creme de leite por último. Corrija o sal. Em uma grelha, aqueça-a bem e pincele com azeite antes de adicionar os filéts. Depois de fritos é só servir com o molho bem quente. Aqui em casa servi com um arroz com salsinha e cebolinha.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fundo de Alcachofra Recheado com Tomate Seco e Queijos

Bom dia pessoas muito queridas que me lêem aqui todos os dias!!!! Nossa ando tão feliz de estar na casa da minha mãe, vocês nem imaginam!! Primeiro que ela me apoia pra ficar na cozinha fazendo tudo se deixar, claro que com um pouco de alívio de ela não precisar fazer comida, mas eu faço com o maior carinho. Mas também de ficar perto dos meus amigos, namorado, ursinhos de pelúcia!..rs...brincadeira! É que aqui é minha casa, onde eu fui criada e onde eu me sinto confortável. Todas as comidas aqui são confort food, o sofá se encaixa nas minhas costas, o quintal cheio de grama e de frutas e flores é lindo e gostoso, minha cachorra acorda me lambendo, a cozinha da minha mãe é super gostosa, clara e de frente para um jardim maravilhoso! Enfim, se eu enumerar tudo, vou ficar aqui pra sempre!rs... Saibam que estou feliz de estar aqui!! E a época do ano ajuda mais ainda!! Depois postarei fotos da decoração natalina aqui de casa!! Ficou tudo muito lindo!!!
Bom, como comentei ontem, fiz novamente fundo de alcachofra recheado! E ainda tem um saco de 1kg no congelador!!!rs.... A outra receita é essa aqui! Que é praticamente a mesma, só o recheio que eu troquei e coloquei algo mais forte!!

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

8 Fundos de Alcachofra Médios
8 Fatias de Mussarela de Bufala
Queijo Gorgonzola q.b.
Catupiry q.b.
Tomate Seco q.b.
Azeite q.b.
Temperos q.b. (Usei pimenta do reino, noz moscada e orégano fresco)

Modo

Cozinhe em bastante água fervente a alcachofra durante cerca de 7 minutos. Retire da água e espere esfriar um pouco antes de mexer com ela. Eu sempre corto um pouco do seu fundo para que ela fique mais firme em pé, mas vai de cada fundo e de cada um. Cortei os "pézinhos" e coloquei-as em uma forma. Em seguida reguei com um pouco de azeite, sal e pimenta do reino moída na hora. Em seguida disponha o tomate seco dentro da alcachora, e por cima o catupiry, um pouco do gorgonzola e cubra com uma fatia de mussarela de bufala e orégano fresco. Coloque no forno e deixe por cerca de 30 minutos ou até derreter bem a mussarela. Sirva quente!



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Limonada Suiça

Ahhh!!!Me desculpem por não aparecer por aqui ontem! Quando fico em Tatuí é difícil conseguir um tempo no PC, tenho que dividi-lo com mais três pessoas! Além de quase não ficar em casa! (Uma delícia!).
Não tenho cozinhado muito, e o pouco tenho tirado algumas fotos só! Preguiça total! #confesso.
Mas cá estou eu! Me preparando para ir para a hidroginástica, então serei breve! e depois ainda teremos uma festinha de confraternização de final de ano!!!hahahahahha..... primeiro se perde as calorias, depois se ganha!
Bom, nesse calor nada melhor do que um suco bem gelado!!! E eu sou loucaaaa por limonada suiça, que foi o acompanhamento do almoço de ontem!! Juntamente com os fundos de alcachofra recheados que colocarei a receita por aqui logo logo. O suco é simples, vamos lá!

Rendimento: 6 copos

Ingredientes

2 1/2 Limões Taiti
3/4 da Caixinha de Leite Condensado
50ml de Leite
350ml de Água
Gelo q.b.

Modo

Bata tudo no liquidificador. Em seguida prove e vá acertando conforme seu gosto. Eu gosto do limão bem forte, mas bem cremoso do leite condensado! E sirva bemmm gelado! De preferência com raspas de limão por cima. O must!!


Obs. Ahh!! Sexta faremos uma reunião eu e uns amigos para uma noite mexicana! Me dêem idéias e dicas!! Nunca fiz uma noite dessas!! Queremos algo fácil também!!rs....


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Amigo Secreto!!!!

Ahhh!!! Finalmente o meu post do amigo secreto!!! Depois da minha amiga secreta quase ter tido um surto psicótico coitada!! E com toda razão!!! Eu acompanho todo dia o meu presente que está quase chegando na casa da minha amiga secreta também!!! Enfim....peço um milhão de desculpas a ela! A Maria Inês, do "As Receitas Favoritas do Formigão" me tirou no amigo secreto do Blog Eu Mulher, e posso dizer que apesar de que eu ainda não conhecia seu blog, e acho que nem ela o meu, ela acertou em cheio!!!!



Essa gaúcha muito simpática me mandou um castiçal maravilhoso que ainda veio com 4 velas!!! Em Tatuí tem uma loja que vende esse castiçal e eu sempre ficava namorando ele. Ela também me mandou um incenso, e acho que não havia dito por aqui ainda que eu amoooo incenso!! Fui criada com a minha casa sempre cheia deles, e por muito tempo usei para dormir, pois me ajudava muito a relaxar.

Só que não foi somente isso!! Como vocês podem ver na foto, ainda ganhei dois livros culinários!!! Um da coleção da Abril com comidas típicas da cozinha Tailandesa (eu tenho o da Alemanha), e é muito bom!! Vivo combinando com meus amigos para fazermos um jantar de comida tailandesa, acho que chegou a hora!!rs... E o outro com receitas vegetarianas!! Eu sou muito carnívora, e preciso mudar muito esses hábitos! Então acho que esse livro chegou na hora certa!!! Fora o cartão de natal, que foi um presente a parte, né? Que palavras lindas foram escritas!!! Mais um motivo que parecia que ela me conhecia a séculos, falou de harmonia e luz para minha vida no próximo ano, além de ter desejado um natal maravilhoso!! SUPER FOFA!!! 

Maria Inês, parece que você me conhece a anos, pois não poderia ter acertado melhor os presentes!!! Peço milhões de desculpas pela demora em postá-los, eu realmente estava nos nervos com as provas e apresentações finais da faculdade, não dava pra respirar!! (falando nisso pessoas queridas, a partir de ontem eu sou uma jornalista finalmente!!! =] ). Mas fiquei espantada a hora que abri o pacote e vi tantas coisas que eram a minha cara!! Minha mãe está de prova que eu amei tudo!!! Muito obrigada mesmo!!!

Ana, gostaria muito de agradecer a oportunidade de participar da brincadeira!! Eu simplesmente adorei!!! É de grande importância para que possamos conhecer novas amigas blogueiras, com uma brincadeira simples e muito carinhosa nessa época de natal que eu amo!!! Que possamos fazê-la por muitos anos ainda!!!

Então é isso pessoal!!! Que todos que participaram recebam seus presentes e gostem tanto quanto eu gostei de dar e receber!!! E que o natal de todos seja tão bom como o meu sempre é!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Manjericão

A nova moradora aqui de casa!!! Finalmente aqui em São Paulo agora eu tenho um pé de manjericão!! Acreditem se quiser, mas minha nona aqui, italiana puramente de Modena, que não gosta de manjericão, da pra crer em um negócio desses? Acreditem se quiser! Todo o gosto por manjericão da família veio parar em mim!!
  • Nome Científico: Ocimum basilicum
  • Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
  • Família: Lamiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Índia
  • Ciclo de Vida: Perene
O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.
Medicinal
  • Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.
  • Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.
  • Partes usadas: Folhas.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Abobrinha Recheada

Adoro quando minha avó me pede para eu fazer o almoço!!! Como minha família é toda culinária, é difícil sobrar um pedaço do fogão pra mim!rs... E hoje não foi diferente, olhei na geladeira e no freezer e coloquei a cabeça pra funcionar! Fiz uma receita que era praxe quando eu morava sozinha em Sorocaba! Ou almoçava tomate ou abobrinha recheado!! Então resolvi fazer minha especialidade!!!rs..... E a abobrinha tem a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. Ela também é uma aliada do coração e dá força extra aos ossos. Minha bisá como tem hipertensão e problemas no coração, é ótimo para o cardápio dela. Falando nisso, minha velhinha tá com anemia, alguém sabe receitas para curá-la?? Não vale feijão, beterraba e figado que essas eu já to colocando na dieta dela... Bom, vamos a receita!!!

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

3 Abobrinhas Médias
300g de Carne Moida
150g de Mussarela Ralada
2 Colheres de Sopa de Creme de Ricota Tirolez
1 Cebola Grande
1 Tomate
2 Dentes de Alho
Azeite q.b.
Sal q.b.

Modo

Lave e corte os bicos da abobrinha e em seguida as corte ao meio no sentido vertical, para formar barquinhas. Retire o miolo e reserve. As ferva e cozinhe até que fiquem macias. Retire e coloque em uma travessa com água gelada para parar o cozimento. Agora o recheio. Frite a cebola e o alho em cubos no azeite e em seguida adicione a carne moida, o tomate cortado em cubos e o miolo da abobrinha. Tempere a gosto (coloquei pimenta do reino e sal). Coloque as barquinhas em uma travessa e bezunte com azeite e um pouquinho de sal. Recheie e polvilhe a mussarela por cima (Se preferir, pode ser colocado parmesão ralado por cima). Leve ao forno até a mussarela derreter ou por cerca de 15 minutos. Sirva quente.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Comprinhas!!

Adivinhem onde eu fui? Mercado da Lapa, claro!! Eu desço a 12 de Outubro apé e estou lá, por mim iria todos os dias!!!rs.... Mas dá pra ir praquele lugar e sair sem nada??? Eu acho que se eu levasse 10 reais, 50, 100, 200 ou 500 reais eu gastaria tudo!!!rs.... Por isso que cada vez que eu vou, já anoto o que quero e levo o $ meio contado, e mesmo assim volto sem nada!!!rs... Que delícia!!! Uma consumista total!! Por isso minha aquisição "livral" foi "Chega de Desperdiçar!".... Enfim....dessa vez voltei somente com 3 sacolinhas!! (e da próxima vez irei com potes de vidro)... Vamos lá:

Cacau em Pó 70%:  Nada como ele nas receitas!!!(Foi o que eu usei na receita do bolo do post anterior!) Além de ser um estimulador do hormônio serotonina, que é o hormônio do bem estar, ele tem muitas outras características importantes.
Como todos sabemos, é a partir do cacau que o chocolate é feito, embora o consumo de chocolate também proporcione prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina, no chocolate são incluídos diversos ingredientes que o fazem ficar mais gorduroso, açucarado e calórico, isso pode causar obesidade e o consumo em demasia até problemas de coração graças a elevada quantidade de gorduras consumidas.

Açúcar de Confeiteiro: A granulação dele é mais fina que o açúcar refinado, podendo ou não ter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para dar maior leveza. Sua minúscula constituição favorece a sua fixação sobre pães e doces após o seu preparo, bem como para na confecção de coberturas. Pode ser feito domesticamente moendo açúcar comum em um moedor de café ou um processador.

Gotas de Chocolate ao Leite: São ótimas para manter a textura certa durante o cozimento de bolos, cookies, panetones de chocolate e tantas outras receitas, dando um toque de sabor a qualquer produção.

Chocolate "Cake"

16h de tarde me deu uma vontade louca de cozinhar, virei pra minha avó e falei "farei um bolo" e claro que ela concordou!! Peguei um dos livros que ganhei da minha outra avó (de 1954) e começei a procurar algo...de repente me deparo com o nome "Chocolate Cake" e começei a ler.....um bolo de chocolate facílimo!! Claro que dei minha acrescentada.... Então vamos lá!

Rendimento: + de 10 pedaços

Ingredientes

50g de Manteiga
1 Xícara de Açúcar
1/2 Colher de Sopa de Bicarbonato
1 Colher e Meia de Sopa de Chocolate em Pó (usei cacau 70%)
1 Colher de Sopa de Café bem Forte
1 Xícara de Leite
1 1/2 Xícara de Farinha de Trigo
50g de Amêndoas Peladas (troquei por 1 xícara de mirtilos)

Modo

Derreta a manteira, tire do fogo, junte o açúcar mexendo bem. Acrescente o bicarbonato, o chocolate, o café e o leite. Misture bem, junte as amêndoas (no meu caso, mirtilos), a farinha e bata. Unte uma forma com manteiga, despeje nela a mistura e asse em forno quente durante uma hora. Espete o bolo para ver se ele já está assado, se sair sequinho o palito, está pronto. Deixe esfriar e corte.

Fácil né? Bon apéttit!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Muffin de Tomate e Polenguinho

Tem coisa mais divertida do que mudar a receita a sua "geladeira"? Eu sempre sou assim, quando não tem algo, eu substituo por outra coisa e pronto! Não fico lamentando nem saio de madrugada ou fico horas para chegar em um supermercado. Tava afim de fazer um cupcake, até porque fiz somente um até agora, mas por causa do regime resolvi fazer um muffin salgado mesmo!!rs.... Procurando uma receitinha, achei essa na panelinha e adorei!! Não tinha alguns ingredientes então substitui e ficou uma delícia!!! Vamos lá:

Rendimento: 8 unidades

Ingredientes

1 Tomate
1/2 Xícara (chá) de Queijo Provolone em cubinhos (usei 4 polenguinhos light cortado em cubinhos e meia xícara de parmesão ralado)
1 Ramo de Manjericão (usei salsinha)
1/2 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
1/2 Xícara (chá) de Farinha de Trigo
1 Xícara (chá) de Farinha de Trigo Integral
2 Colheres (chá) de Fermento
1 Colher (sopa) de Açúcar
Manteiga e Farinha de Trigo para untar e polvilhar (usei as forminhas de silicone ai nem precisou)
(achei que ficou meio sem sal, adiconaria uma colherzinha de cafél)

Modo

Antes de tudo, preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Se você for usar forminhsa normais, unte-as ou coloque as forminhas de papel dentro delas. Corte o tomate, retire as sementes e corte-o em cubos, em seguida pique o manjericão (no meu caso, a salsinha). Numa panela, junte o leite e o manjericão (no meu caso, novamente a salsinha) no fogo alto, e deixe até ferver e desligue. Acrescente a manteiga e mexa até ela derreter completamente. Adicione os ovos e misture bem. Reserve.  Numa travessa grande, peneire as farinhas, o fermento e o açúcar. Faça um buraco no meio e despeje a mistura do leite. Com uma colher mexa até a farinha absorver todo o líquido. Acrescente o queijo e o tomate em cubos. Em cada forminha, enxa até um pouco acima da metade e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Em seguida retire-os da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva morno ou temperatura ambiente.

Obs. Posso falar que to super feliz pelos meus 50 seguidores?? Vocês nem imaginam minha felicidade!!! Muito muito muito muito obrigada!!!! =)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Chá verde...

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas.

É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.
Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. E, é claro, seguir ainda um cardápio orientado por nutricionista. A combinação chá verde + dieta pode fazer você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!
Outros poderes
Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.
Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí.
Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.
Mas cuidado, gravidas, hipertensos e pessoas com gastritem não devem tomar, apenas se por indicação médica.
Obs. Descobri nesse site que ele não deve ser tomado mais de 24 horas depois que for feito, pois perde seus principios ativos. Descobri também que não deve ser tomado o de saquinho nem em cápsula, o primeiro porque tem várias partes da planta, como caule e etc e diminuem seus principios ativos e o segundo pois deve um alta concentração desses ativos.

Patê de Ovo

Não sou muito fã de ovo, mas um ovo cozido eu devoro fácil!! E na segunda fiquei fazendo trabalho da faculdade o dia todo, terminei eram quase 21h, ninguém pra fazer alguma coisa pra mim, lá fui eu. A princípio seria somente um ovo cozido com uma salada, mas acabou virando um patê bem gostoso!!

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 Ovos
1 Tomate em cubos
1 Cebola em Cubos
2 Colheres de Sopa de Maionese Light
1 Colher de Sopa de Mostarda
Azeite q.b.
Temperos q.b.

Modo

Cozinhe o ovo. Descasque e em uma travessa amasse-o com o garfo. Em seguida adicione os outros ingredientes e misture bem até ficar homogêneo. Eu temperei com sal, pimenta, noz moscada e manjericão. Fica uma delícia!! Pode ser servido com pão, torrada ou do jeito que você inventar!!