quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Chá verde...

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas.

É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.
Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. E, é claro, seguir ainda um cardápio orientado por nutricionista. A combinação chá verde + dieta pode fazer você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!
Outros poderes
Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.
Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí.
Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.
Mas cuidado, gravidas, hipertensos e pessoas com gastritem não devem tomar, apenas se por indicação médica.
Obs. Descobri nesse site que ele não deve ser tomado mais de 24 horas depois que for feito, pois perde seus principios ativos. Descobri também que não deve ser tomado o de saquinho nem em cápsula, o primeiro porque tem várias partes da planta, como caule e etc e diminuem seus principios ativos e o segundo pois deve um alta concentração desses ativos.

3 comentários:

SEM PRESSA... disse... [Responder comentário]

5 kg em 15 dias? Vou já fazer uma xícara... Sempre tenho uma caixa de chá verde encalhada no armário... Cá pra nós, que chazinho ruim!!!!
Brincadeirinha, a maneira que achei para tomar todos os dias é botar um saquinho na água do chimarrão. Esta é uma dica boa para as gaúchas. Quase não dá pra sentir, porque o amargor da erva do mate combina com o amargo do chá. Beijos, Ju

Daniana Bittencourt disse... [Responder comentário]

Eu queroooo perder 5kg em 15 dias!!
Vou ver se acho esse chá...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Fla disse... [Responder comentário]

Menina esse troço vale ouro!
=)