segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Manjericão

A nova moradora aqui de casa!!! Finalmente aqui em São Paulo agora eu tenho um pé de manjericão!! Acreditem se quiser, mas minha nona aqui, italiana puramente de Modena, que não gosta de manjericão, da pra crer em um negócio desses? Acreditem se quiser! Todo o gosto por manjericão da família veio parar em mim!!
  • Nome Científico: Ocimum basilicum
  • Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
  • Família: Lamiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Índia
  • Ciclo de Vida: Perene
O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.
Medicinal
  • Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.
  • Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.
  • Partes usadas: Folhas.

6 comentários:

Ana Rita Marreiros disse... [Responder comentário]

Aqui em Portugal há muito majericão.
e fica tão bem com pizza e salada..


Bjinhos,


Rita

http://bembons.blogspot.com

Maria Inês Feijó disse... [Responder comentário]

Olá!!Desculpe estar me revelando, sou tua amiga secreta e enviei teu presente há mais de 15 dias, verifiquei no site dos correios e consta como entregue, mas achei estranho tu não teres postado nada e fiquei preocupada que tenha sido recebido por outra pessoa. Tu recebeste??
Um abraço.
Maria Inês
www.asreceitasfavoritasdoformigao.blogspot.com

Daniana Bittencourt disse... [Responder comentário]

Que lindo!! Eu estou louca para plantar um aqui também, mas não tenho espaço. Preciso arranjar um vasinho...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Maria Vitória disse... [Responder comentário]

Olá eu amei seu blog já estou te seguindo poderia me seguir também???Por favor??
modashowtv.blogspot.com
Bjks!!!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Ana Lu
Também adoro manjericão, tenho um pezinho lindo e perfumado plantado num vaso, no quintal, bem próximo à cozinha.
Bjos

Tati P. disse... [Responder comentário]

Manjericão é incrível! Uso em praticamente tudo... em molho de tomate não pode faltar... esses dias fiz até purê de mandioquinha com manjericão e também ficou ótimo. Santa folha essa! E tem que ser fresco... nada de manjericão desidratado, o melhor é colher fresquinho no quintal.
Seu blog está ótimo, Ana! (: