quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tartellete de Chocolate Branco com Damascos e Pistaches - Da Stef!

Eu falei que tinha amado essas tartelletes, mas acho que ela não imaginou que eu faria tão rápido!!! A Stef do "Com uma pitada de açúcar..." as fez e eu simplesmente apaixonei!!! E olha, ficaram maravilhosas!! Superaram as expectativas completamente!!! Fiz para a confraternização dos funcionários da escola de natação da minha mãe!! E foi um verdadeiro sucesso!! Claro que não ficaram lindas e maravilhosas como da Stef, mas acho que ficaram uma graça!!!rs.... E adivinha Stef, me dei super bem com o chocolate branco graças as suas dicas!!Obrigada pela receita divina!! =)

PS. Vou dar ctrl + c | ctrl + v porque segui exatamente o que ela disse!! Imprimi e fui com ela pra cozinha!!!

Rendimento: 10 Tortinhas


Ingredientes
Para a Massa


1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar cristal
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de limão (sou chique, usei siciliano)
100g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos
2 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Farinha de trigo para polvilhar a bancada ao abrir a massa


Para o Recheio


200g de chocolate branco picado
1/2 xícara de creme de leite fresco
5 damascos secos e doces, cortados em cubinhos miúdos
1/2 xícara de pistache grosseiramente moído


Modo


Prepare a massa. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos da massa. Acrescente a manteiga gelada e esfarele com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e trabalhe-a até obter uma massa macia e que não grude nas mãos. Embrulhe em filme plástico e leve ao refrigerador por aproximadamente 1 hora. Após o período de descanso, polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Corte 10 discos de aproximadamente 15cm e forre o fundo e as laterais de 10 forminhas de tartellete de cerca de 8cm de diâmetro. Coloque as forminhas em uma assadeira e fure o fundo com a ajuda de um guarfo. Leve a geladeira por aproximadamente 15 minutos. Enquanto as tartelletes estão descansando na geladeira, pré aqueça o forno a 180 graus. Quando passar o tempo de descanso, leve as tartelletes ao forno pré aquecido e deixe assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas e crocantes. Retire do forno e deixe esfriar.
Prepare o recheio. Coloque o chocolate em uma tigela de vidro e reserve. Aqueça o creme de leite fresco em uma panela e quando levantar fervura, despeje sobre o chocolate. Misture, sempre do centro para fora, até que o chocolate derreta por completo e você obtenha um creme liso e homogêneo. Acrescente o damasco picadinho e deixe amornar. Coloque duas colheradas de creme em cada tartellete e por cima espalhe o pistache picadinho. (Eu deixei na geladera por causa do calor, e ficaram super refrescantes)


Dicas da Stef: A massa pode ser feita com até 2 dias de antecedência. Prepare como o descrito acima e guarde em um pote fechado por até 2 dias, ou congele por até 1 mês.
O recheio também pode ser feito com antecedência, dessa forma quando estiver pronto, cubra a tigela com filme plástico e guarde na geladeira por até 3 dias.

4 comentários:

Danieli disse... [Responder comentário]

Nossa, que tentação. Tudo com damasco fica uma delícia!
Um feliz Natal e próspero Ano Novo para você e para toda sua família!
Grande beijo!

Fla disse... [Responder comentário]

Poxa vida que combinação maravilhosa. Adorei.
Um super Natal pra você e sua família.
Bjs

Daniana Bittencourt disse... [Responder comentário]

Que lindas!
E deliciosas.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Stefânia Barreto disse... [Responder comentário]

Oi Ana!

Tava passeando aqui e vi a receitinha...e daí agora que vi o seu comentário no blog...transmissão de pensamentos!

Que bom que deu tudo certo! Fica uma delícia mesmo, não é? Agora que tá tranquila com o chocolate branco eu que quero dicas, viu?

Parabéns!

Beijos!