Tempo sem aparecer, né? Digamos que estou passando por uma fase difícil! Problemas familiares... Mas por enquanto não quero falar sobre isso, primeiro vou esperar notícias...
Vamos lá....tenho um avô baiano, e conheci essa maravilha da terrinha com ele. Eu sou totalmente fanática por biju, tapioca, ou como quiserem chamar! E da última vez que ele apareceu em casa, me ensinou os "truques" para fazê-la! Vou passar a receita e tentar passar os truques!
Rendimento: 1 porção
Goma de Tapioca
Leite (ou água)
Recheio Tradicional
Manteiga
Açúcar
Modo
Cada "mão" de goma de tapioca corresponde a uma tapioca, então a receita vai de pessoa a pessoa! Para começar peneire a farinha em uma travessa onde você poderá manuseá-la. Depois vá aos poucos regando com leite ou água. Eu prefiro o leite que sempre deixa um gostinho melhor, mas fazer com água não tem problema! Coloque aos poucos, de pingo em pingo, e vá umedecendo a farinha até que ela fique em um ponto onde está somente umedecida e não molhada ou em ponto de goma. Em seguida esquente uma frigideira e coloque a mistura aos poucos na frigideira pressionando com a mão um pouco e quando ela tiver juntado vire e esquente o outro lado. Cuidado para não queimar. Logo que tirar do fogo passe a manteiga e polvilhe açúcar por cima, esse é o recheio tradicional. Há quem goste de rechear com queijo, frango, e outras coisas, mas para quem ainda não experimentou dessa maneira é importante para conhecer todas as suas formas. É de outro mundo, para quem não conhece ainda vale muitíssimo a pena!
Bon Apettit!
4 comentários:
HUMMMMM COM UM CAFÉZINHO BEM AMARGO EU COMERIA UMAS 3 SOMENTE COM MANTEIGA!
FICA BEM!
BEIJO
Menina isso é bommmmmmmmmmmmmmmm!
Adoro, voltei da Bahia cheia de goma para fazer tapioca!
Bjs
Hummm que delícia! Mas parece que quando a gente come no Nordeste tem outro sabor!
Bjs
Boa noite, A.Luz
Tapioca é muito bom, mais concordo com a Tatiana no Nordeste tem um gostinho diferente, muito melhor.
Bjos
Postar um comentário