segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mantecal com Mirtilos

Comprei algumas coisinhas no mercado, entre elas mirtilos para trazer para Tatuí (a cidade onde não se acha nada!rs), E na sexta minha vó pediu para eu fazer uns mantecais no caso de aparecer alguma visita! Enquanto eu enrolava, achatava com o dedo e colocava na forma a massa do mantecal (receira aqui) eu pensei - cabe um mirtilo nesse espacinho do meu dedo!! - imagina o que deu né? Fiz metade com mirtilos e metade sem! E não é que ficou uma delícia?? Enquanto estavam no forno eles estouraram e derramaram uma caldinha lindona pelos mantecais!! Vale bem a pena viu!!! Pra começar pelos benefícios que eles causam a saúde!! E olha que são muitos! Só pesquisando pra eu descobrir tudo isso!!!

  • Protecção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protector do coração.
  • Fruta visionária – Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.
  • Promovem a saúde do tracto urinário – Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.
  • Um cérebro mais funcional – Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.
  • Uma eliminação mais saudável – Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo. (tirei daqui)
Bon apéttit!

3 comentários:

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Ei Ana Lu
Garota prendada é você Ana. Seus biscoitos estão de dar água na boca. Mirtilos só conheço de nome, nunca vi ao vivo e a cores.
Bjim

Daniana Bittencourt disse... [Responder comentário]

Eu também nunca vi mirtilos ao vivo, mas devem ser uma delícia.
Seus mantecais estão saborosíssimos.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Ana Rita Marreiros disse... [Responder comentário]

Podemos colocar outros frutos né??

Amei...


Bjinhos,


Rita

http://bembons.blogspot.com