quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pão de Azeite e Ervas - Meu 1° Pão!

Eu e meus primeiros!!rs... Confesso que ainda existem muitas coisas que serão minhas primeiras, mas vocês acustumam, não é mesmo? Enfim, nada como acordar com um pãozinho quentinho, né? Resolvi que estava faltando um pão pro blog! e eu queria fazer um pão! E quando eu resolvo nada me sai da cabeça! E eu queria um pão que fosse gostoso e fácil, já que eu não tenho prática nenhuma. Procurei pelos blogs que costumo visitar sempre e achei diversas opções, e vi uma que me chamou muito a atenção, do Cozinha é Poesia - gente, adoro azeite e alecrim, mas fiz um pequena mudancinha e adicionei outras ervinhas também (o motivo do nome do meu blog, certo!) - Então só podia ser esse, imprimi a receita e coloquei a mão na massa, LITERALMENTE!! Comprei o fermento que eu não tinha em casa e fui pra horta da minha mãe colher as ervas que eu queria! Não ficou lindão como eu queria, mas ficou bem melhor do que eu imaginava que ficaria, e gostoso segundo todo mundo que comeu!!rs... Vamos lá!

Rendimento: 2 pães médios

Ingredientes

30 g de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
2 ovos
125 ml de azeite de oliva
250 ml de leite
1colher (chá) de folhinhas frescas e picadas de alecrim (eu coloquei bem mais, umas 3 colheres de sopa!!rs...e coloquei alecrim, manjericão e orégano, tudo bem fresquinho)
500 a 700 g de farinha de trigo (eu usei 700g)

Modo

Em um recipiente grande, misture o fermento com 1 colher (sopa) de açúcar, e mexa com uma colher de pau até que ele fique líquido e dissolvido.
Acrescente então o azeite, os ovos ligeiramente batidos, o restante do açúcar, o leite e alecrim (ervas no meu caso) picado.
Junte cerca de 3/4 da farinha de trigo e mexa com a colher de pau.
Com a massa nesse ponto “grudento” passe-a para uma bancada e comece a trabalhá-la, fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre pra cima com a palma da mão e puxe-a pra baixo com a ponta dos dedos.
Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Acrescente então o restante da farinha, trabalhando a massa e raspando a bancada com a ajuda de uma espátula. Nunca deixe a massa muito seca, ela deve ter sempre um aspecto úmido. Sove a massa por uns 15 minutos ou até perceber que ela ficou bem elástica. Divida-a em 2 partes e modele 2 bolas com a massa.
Polvilhe-as com farinha ou unte-as com azeite (usei a farinha), cubra bem e deixe crescer até dobrar o volume (fervia em Tatuí no momento, demorou uns 40 minutos).
Então “abaixe” a massa sobre a bancada polvilhada de farinha ou untada de azeite (usei azeite) pressionando cada bola com a palma da mão para retirar o ar. Modele os pães formando dois cilindros bem compridos, dobre-o e trance as pontas formando duas tranças.
Coloque-os em uma assadeira retangular untada e enfarinhada com farinha ou fubá (usei farinha) um ao lado do outro. Ou se preferir asse cada um em uma fôrma de bolo inglês (fiz uma de trança e outra nessa forma). Pincele-os pães com azeite e salpique folhinhas de alecrim (usei alecrim em um e orégano em outro). Você pode assar assim ou deixá-lo mais dourado pincele-o com um ovo batido ou com uma gema. Cubra novamente e aguarde crescer mais uma vez até que a massa dobrar o volume novamente. Aqueça o forno com uns 10 a 15 minutos de antecedência.
Asse os pães por uns 20 minutos em temperatura alta depois a reduza e deixe até que os pães fiquem dourados (esse pão não doura muito!!). Teste batendo neles com os dedos, deve produzir um som oco. Assim que der para manusear retire os pães das fôrmas ou assadeira e deixe-os sobre uma grade para que esfriem.

7 comentários:

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Ana Lu
Eu adoro pães, quer ver minha dieta ir pro espaço,é quando vejo pães, de qualquer tipo, doces, salgados, integrais.
Eu achei que o seu ficou com uma cara ótima, humm... que vontade de provar.
Bjim

Rachel disse... [Responder comentário]

E para primeiro está uma maravilha, a aparência é de salivar, imagino quando já estiveres tirando diploma de padeira...rs!
Bjuss!!!

Quitutes da Juju disse... [Responder comentário]

Oi Ana! Sei bem o que isso. O primeiro pão (que dá certo) a gente nunca esquece. rsrsrsr Eu agora estou fazer pão! Bjs

http://quitutesdajuju.blogspot.com

disse... [Responder comentário]

oh e fotos!!
azeite e alecrim...cheira a inverno!
deve ser uma delicia!
axo que vou levar a receitinha comigo!

Danieli disse... [Responder comentário]

Se esse é o primeiro pão, imagina os próximos! heheheh Beijos

ameixa seca disse... [Responder comentário]

Ainda faço refeições de coisas que experimento pela primeira vez, esse é o encanto da cozinha: descobrir novas receitas, novos sabores :) Obrigada pela visita ao meu blog!

Missy disse... [Responder comentário]

que lindo pão, imagino que com azeite é muito bom, adoro o sabor.
e sei o quanto é excitante ver o resultado da nossa "1ª vez !!!!"

bjkas e obrigada pelo simpático comentário