quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tirinhas de Grapefruit Cristalizadas

Quando vi no mercado aquela "laranjona cor-de-rosa" logo pensei - como deve ser suculenta e gostosa!!! - não tive dúvidas, coloquei no carrinho e parti pra casa. Chegando, fui logo pensando no que poderia fazer com ela, e a primeira coisa que pensei foi - provar! Parti e dei a primeira mordida! Meu rosto quase não voltou mais ao normal! Gente, que coisa amarga é essa!!! Sou amante total das frutas, acho que não tem nenhuma que eu não coma, mas essa tal de grapefruit acabou com a minha graça!! Ela toda cor-de-rosa me parecia tão deliciosa! Que fui surpreendida pela amargura! Retirei toda a polpa, pois a casca já tinha seu destino, tirinhas cristalizadas! O amargo misturado com o doce do açúcar com certeza combinariam! Agora me diz, o que fazer com essa polpa? Fiz uma pequena salada de fruta com banana e bastante mel, digamos que não ficou intragável, mas ainda assim continuo decepcionada com ela! Acho que a "não parte" que ela faz na minha vida será mantida, pelo menos até que eu ache uma solução para sua polpa, porque a casca deu certissimo!!!


Rendimento: ~ 80 tirinhas

Ingredientes

2 Grapefruits
+/- 100g de Açúcar (usei demerara)

Modo

Lave a fruta e corte, eu acho que se cortar em 4 pedaços fica mais fácil. Retire a polpa e reserve. Depois corte os pedaços ao meio e em seguida fatie finamente. Na água fervente, escalde as cascas por cerca de 30 segundos. Retire e coloque na água gelada. Repita três vezes. Depois da terceira deixe de molho em água fria por no mínimo umas 6h. (eu deixei uma noite toda)
Em seguida, seque e coloque-as em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo, mexendo até cristalizar. O ponto de cristalização é fácil de ser descrito. Logo após o açucar derreter e começar a engrossar, ele vai passando de incolor para branco e secando aos poucos. Leva cerca de 15, 20 minutos. Espere
esfriar e coloque em um recipiente fechado. É muito gostoso para servir com café.



3 comentários:

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Ana Lu
No sítio da minha irmã tem 2 pés de grapefruit, uma vizinha dela fazia compota com a fruta, tipo doce de laranja, particularmente não gostei, mais a minha mãe e meu marido adoraram.
Já que você está tão animada com a gastronomia, poderia experimentar.
Bjos

Quitutes da Juju disse... [Responder comentário]

Ai que delícia, Ana Lu! Ja imaginei essas tirinhas com um cafeinho bem gostoso...Beijinhos

http://quitutesdajuju.blogspot.com

® disse... [Responder comentário]

Aninha,
Penso q o amargo com o docin vai me agradar demais...
Mudei para o interior de sampa e só qdo for visitar a parentela toda na capital p trazer essa frutinha...aqui ainda não encontrei...
Ficou com uma carinha linda e deve ter ficado delicioso tb...
Gostei muito!
Um bejim e um lindo final de semana...