segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vida Saudável

Minha mãe é toda natureba!rs.. Sempre fui tratada com homeopátia, chás, sucos, vitaminas,etc.
Quando criança eu não era aquelas crianças que viviam com bala, chocolate, bolacha recheada na boca. Muito pelo contrário! Eu comia fruta! E acreditem ou não, eu não gosto de bolacha recheada e amo fruta hoje em dia!
Não assistia chaves, novela, nem nada do tipo. Eu assistia TV Cultura! Glub glub, Castelo Rá-tim-bum e assim por diante! Muita gente fala que eu não tive infância, mas eu não concordo e se tivesse um filho acho que faria da mesma forma que minha mãe me criou!
Enfim, depois dessa introdução que se incumpridou mais do que deveria, mostro que até hoje somos saudáveis aqui em casa! É um tal de farinha de linhança pra cá, quinua pra lá, e assim por diante! Então resolvi colocar as propriedades e benefícios de cada um desses "grãos" que usamos aqui em casa!


Granola: granola consiste de uma mistura de cereaiscastanhas e frutas secas como passas e damascos caramelizadas com mel, sendo a aveia o cereal mais frequente desta composição. No final do século XIX, os nomes Granula, Granola e Ganolietta eram marcas registradas nos Estados Unidos de produtos com milho integral cozido até se tornar crocante.

Quinua: A quinua é um grão que também pode ser encontrada na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um "alimento perfeito".O público-alvo é: os atletas devido ao alto teor de proteína e baixo teor de colesterol; as mulheres em menopausa, já que o grão ameniza os sintomas; e aos celíacos, pessoas com intolerância ao glúten. Por não conter glúten, é ótima para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas (Minha mãe costuma misturar no arroz).

Proteina de Soja Texturizada: A proteína texturizada de soja ou carne de soja é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica. Possuí teor de proteínas superior a 50%, sendo opção aos vegetarianos.

Linhaça: É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Alguns estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Outros benefícios dela são: rejuvenescedor, baixa de peso, auxilia no combate a anemia, auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc..., auxiliar no combate à acne, auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa, auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose, auxiliar no controle Diabete - da glicemia.

Amaranto: O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Pólen (escrevi errado na imagem! =/ ): Tem as três vitaminas antioxidantes, beta caroteno como a pró-vitamina A, a vitamina C e a vitamina E. O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas. O grãozinho surpreende.

Damasco: A sua composição tem uma percentagem relativamente elevada em ferro e cobre, pelo que os damascos fazem parte dos regimes indicados nas anemias de qualquer tipo. A mais interessante de todas as suas características é o seu elevado conteúdo de vitamina A, realmente extraordinário, pois dá 500-3.000 U.l. por cento nos frutos frescos e chega até 7430 nos secos. Os frutos secos cozidos reduzem este número a 2.000 U. I., ao passo que os açucarados e de conserva só têm 1.350. No que diz respeito às outras vitaminas, os damascos contêm a respeitável quantidade de dez gramas de vitamina B1, 160 gramas da B2, 12 mg da C e 33 mg de ácido nicotínico, em cada 100 gramas de damasco seco.

Aveia: A aveia é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo contribui para o funcionamento intestinal. O consumo regular de aveia ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso". O consumo de aveia auxilia na redução do colesterol (quando acompanhado de uma dieta balanceada). É consumida na forma de flocos de aveia, farelo e farinha. Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas de aveia por dia.

Banana Passa: Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças entre elas: depressão, anemia, pressão arterial, úlcera, stress, entre outros.


Espero que tenham gostado e possam acrescentar algumas dessas maravilhas da natureza em suas refeições!!

8 comentários:

Ana Rita Marreiros disse... [Responder comentário]

Fiquei a saber coisas que nem sonhava!

Obrigada pelos esclarecimentos, é sempre útil...


Bjinhos,


Rita

Fla disse... [Responder comentário]

Que legal saber que você foi criada assim. Sabe que em casa minha mãe não era tão natureba assim, mas sempre nos forçou a experimentar de tudo, principalmente coisas naturais.
=)
Mas fruta eu ainda não aprendi a comer, acredita? Ai, queria tanto mudar...
Adorei teu post.
Bjs

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Ana Lu
Aprendi mesmo a comer fruta depois que fiz uma reeducação alimentar com uma nutricionista, e agora elas fazem parte da minha dieta diária.
Algumas destas farinhas eu como todo dia, como soja,linhaça, farinha de banana verde e aveia. Esta que você citou, amaranto é totalmente desconhecida pra mim.
Ótimo post.
bjo

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder comentário]

BELO POST!
HOJE POSTEI UMA RECEITA COM SOJA FICOU BEM LEGAL!

Andréa Santana disse... [Responder comentário]

Realmente, temos que cuidar da nossa alimentação.
Eu sempre tenho aqui em casa, aveia, linhaça, gergelim, fibra de trigo.
Obrigada pelas dicas!

andreaquitutes.blogspot.com/

bjs,Andréa..

Cantinho da Jana!!! disse... [Responder comentário]

Adorei o post....E confesso que gostaria de comer coisinhas mais saudáveis assim...eu tento massss...rsrs

Obrigada pelas dicas

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com

Cantinho da Jana!!! disse... [Responder comentário]

Adorei o post....E confesso que gostaria de comer coisinhas mais saudáveis assim...eu tento massss...rsrs

Obrigada pelas dicas

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Excelente post! Também adoro produtos naturais.
Um abraço
Léia