quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mantecal Espanhol

Nunca tinha comida essa maravilhosa até fazer estágio na Editora Vetor em Sorocaba. Minha chefe, a Lucy fazia isso e era simplesmente bárbaro! Não era atoa que seus filhos adoravam e queriam que ela fizesse direto!

Eu tinha me lembrado deles e todo mundo que eu perguntava não sabia como fazer. Resolvi procurar no lugar onde se acha tudo: GOOGLE! E procurei a receita espanhola que era a que ela fazia, sem goibada, sem baunilha, sem nada.

Achei hoje e fiz hoje mesmo! E não é que ficou uma delícia? Só achei que ficou com um pouco de gosto forte de banha, mas comi quente. Depois que ele esfriou o gosto saiu!rs... E é a coisa mais fácil do mundo de fazer, acreditem! Nem miojo é mais fácil que isso! Vamos a receita!




Rendimento: 70 biscoitinhos

Ingredientes

250g de banha (ou gordura vegetal)
250g de açúcar (cristal de preferência. eu usei o cristal orgânico)
500g de farinha de trigo

Modo

Misture a banha com o açucar até ficar bem cremoso. Adicione a farinha e amasse até formar uma massa compacta e homogênea. Faça bolinhas e amasse emcima da forma com o dedo até fazer a marca dele. Coloque o forno a 180°C durante 15 minutos. Ele tem que ficar com a aparência de cru, mas embaixo fica dourado.

Ai é só tirar do forno e se aproveitar!



Bon appetit

6 comentários:

David Ramos disse... [Responder comentário]

Minha mãe, minhas tias e minha avó, todos os anos na época de natal, pediam para o dono de uma padaria para usar o forno e faziam milhões de mantecal, eu lembro bem apesar de ser bem pequeno na época. Faziam para o ano todo, pois usavam uma ou duas sacas de farinha (espanhois são exagerados).
A receita é exatamente isso, pois até hoje minha mãe faz os mantecais assim!

Abraços Ana Lu

a. luz disse... [Responder comentário]

Exatamente David!
Espanhois são exagerados, GRAÇAS A DEUS!!!!
Hahahahahaha....

Isso é um palavrão, e daqueles bem gostosos ainda!

Abraçossss!
Volte sempre! =)

Cuecas na Cozinha disse... [Responder comentário]

Adoro mantecal! Parabéns pelo blog!

bj
Alessander

Angela Machado disse... [Responder comentário]

Oie! Te vi no Panelaterapia e vim conhecer seu cantinho?!!! muito bonitinho!! Parabéns! se quiser conhecer meu blog e participar de várias promoções o endereço é www.quasecheff.blogspot.com

Bjinhos Angela

a. luz disse... [Responder comentário]

Muito obrigada pela visita Alessander e Angela!

Já sigo os dois! Me visitem quando quiserem!
E critiquem!!rs...

Beijokas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Realmente Mantecal é uma delícia, porém só para acrescentar minha família também é espanhol, e como de costume a receita passou por todas as gerações... Porém para dar um gostinho especial acrescentamos pinga e pó de cravo da Índia e ainda quando está quente passamos no açúcar, vale apena experimentar super recomendo...

Parabéns pelo blog