sábado, 12 de março de 2011

Creme de Mandioquinha

Depois de um longo inverno eu voltei! Confesso que estou um pouco desanimada.... Não com o blog, nem com a gastronomia, mas com minha vida. Essa busca pelo trabalho e as portas batidas na minha cara sempre estão me deixando muito desmotivada. Aquele que eu havia dito anteriormente da ONG, que eu tinha amado e que era a minha cara, tive hoje a resposta...e foi negativa novamente....o que me enche de pensamentos pessimistas... Mas isso é um post para outro blog, não para esse cheio de cor, cheiro e sabor!!
Esse foi uma das últimas receitas que eu fiz antes de entrar realmente na dieta novamente! Dessa vez com o acompanhamento de uma nutricionista, como manda o figurino!! E acreditem, eu estou comendo muito mais do que antes, nem estou conseguindo comer tudo, é muita coisa!!  
Bom, a receita eu fiz conforme a dança! Cozinhei a mandioquinha depois fui acrescentando e provando! Até a hora que achei que estava do meu gosto! Adaptem como quiserem!! (Na receita não vai o bacon, coloquei-o apenas para decorar!

Rendimento: ~ 10 porções

Ingredientes

1kg de mandioquinha
1 caixa de creme de leite
400ml de leite integral
300g de peito de peru em cubos
1 cebola picada em cubos
2 sementes de cardamomo
1 ramo de alecrim
2 cravos da índia
3 dentes de alho
cebolinha e salsinha q.b.
azeite q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Modo

Primeiramente cozinhei a mandioquinha até que estivesse mole juntamente com as sementes de cardamomo, o ramo de alecrim, os cravos da índia e os dentes de alho (já descascados). Descasquei para cozinhar, pois queria que ela absorvesse um pouco da água do cozimento e os temperos. Em seguida retirei o ramo do alecrim, que já estava sem folha alguma, e os cravos da índia. O resto coloquei tudo junto com a mandioca dentro do liquidificador e bati metade do leite, até virar um creme. Enquanto batia coloquei para dourar no azeite a cebola picada e o peito de peru, em seguida acrescentei o creme de mandioquinha e a outra metade do leite, para cozinhar. A quantidade do leite depende um pouco da consistência que você deseja. Aos poucos fui adicionando o sal, a pimenta e a noz, deixando temperado mas sem perder o gosto principal. Escolhi o peito de peru pois a mandioquinha já tem um gosto bem acentuado, não queria estragá-lo. Depois de cozinhar um pouco (cerca de 7 minutos) acrescentei o creme de leite e provei novamente o sal, acertei-o, adicionei salsinha e cebolinha e servi quentinha.


cher bon appétit!!!

4 comentários:

Daniana Bittencourt disse... [Responder comentário]

Que creme lindo! Parece ser tão saboroso.
Aqui na minha cidade ainda não encontrei um lugar que venda mandioquinha... Estou curiosa quanto o sabor.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Ana Lu
Este creme de mandioquinha deve ser delicioso, só tem ingrediente bom.
Querida, não desanime, você vai conseguir um trabalho que te deixe satisfeita. Pode crer nisto.
Bjo

Daniella Carrara disse... [Responder comentário]

Nossa, que receita especial, hein? Só ingredientes gostosos! Adorei! Bjos

Fla disse... [Responder comentário]

Não desanima não, as coisas são assim mesmo, Deus faz as coisas certas e logo irá aparecer algo legal pra você. Vou ficar na torcida tá?
E olha, mandioquinha é tudo de bom né, amei a receita.
Bjs